Quem é Warmillon Braga

Warmillon Fonseca Braga (DEM), nasceu em 18/02/1965, em Pirapora, filho de Euze e Wilson Braga, casou-se com Marcella Braga. É pai de Maria Alice, Maria Luar e Warmillon Braga Filho. Empresário de sucesso na área Rural, iniciou sua carreira política em Lagoa dos Patos, onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos e presidente da Associação dos Municípios Médio São Francisco (AMMESF).

Lançou candidatura em sua terra natal em outubro de 2004, elegendo-se com 16.222 votos, votação recorde na história política de Pirapora. Com esta vitória, Warmillon obteve o terceiro mandato seguido. Em sua trajetória política recebeu vários títulos em reconhecimento de sua competência e vontade política.

 

Em fevereiro de 2006, através de pesquisa do Instituto APUP, já obtinha expressiva aprovação popular como prefeito de Pirapora. Diante de seu dinamismo é considerado pelo governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, como o melhor prefeito do Estado. Em apenas dois anos de administração colocou as finanças em ordem e consolidou seu governo como o mais transparente e eficiente da história do Município. Com o governo Warmillon Braga, nunca se fez tanto e em tão pouco tempo em Pirapora.

Na educação, Warmillon Braga foi o primeiro prefeito a colocar 100% das crianças nas salas de aula, passando de aproximadamente 3 mil alunos para mais de 8 mil nas escolas da rede pública municipal, aumentando consideravelmente também a qualidade do ensino praticado nas escolas municipais. Além disso, foi no Governo Warmillon Braga que os estudantes tiveram uma grande vitória: todos recebem, gratuitamente, material pedagógico (cadernos, livros, lápis, borrachas) uniforme completo, mochilas e merenda de qualidade. Preocupado com a saúde e bem estar das crianças, decidiu garantir merenda escolar com qualidade, saudável, balanceada e nutritiva, com profissionais especializados em nutrição para a rede municipal de ensino, creches, projetos (Cecria, Abelha Rainha, entre outros...) e Cesap, por entender que criança precisa de uma alimentação balanceada, composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, minerais e vitaminas, para crescer forte e saudável. Além do Centro Tecnológico que atende toda a população, disponibilizando acesso a mais de 60 cursos via internet. Um espaço de treinamento voltado para a qualificação e profissionalização do cidadão.

Na saúde, construiu postos de saúde em diversos bairros, o Hospital Municipal Dr. Moisés Magalhães Freire com capacidade para 90 leitos, arquitetura moderna e executou vários projetos, como: Programa de Saúde da Família, Programa Sorriso – que leva atendimento gratuito aos quase 8 mil alunos matriculados nas escolas da rede pública -, Saúde Mental, Programa de Atenção à Saúde da Mulher, Centro Regional da Visão, Controle de Epidemiologia, entre outros. Com a finalidade de proporcionar atenção integral à saúde, o Programa de Saúde da Família- PSF já cadastrou milhares de famílias, representando mais de 80% da população local. Ao todo, são 11 equipes de profissionais atuando em vários bairros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

No social, Warmillon Braga realizou ações que concederam a Pirapora o Selo Unicef e o título de Prefeito Amigo da Criança- PPAC, da Fundação Abrinq. Os critérios para avaliação do parecer técnico dos indicadores foram: Saúde, Educação e Proteção Social, a partir das metas do milênio estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O prefeito deu um novo rumo ao carnaval de Pirapora, que havia perdido espaço para Diamantina e outras cidades. Resgatou o carnaval, trocou a caldeira e reformou o vapor Benjamim Guimarães, impulsionou com a realização de festas, seminários, fóruns, encontro de bandas, ciclo de palestras as questões culturais de forma a fomentar o comércio local. E construiu o Centro de Convenção que visa impulsionar , principalmente, o turismo de negócios. Além de obras e investimentos na educação e saúde, inaugurou a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que potenciará o desenvolvimento sócio-econômico da cidade, melhorando o saneamento básico, revitalizando o Rio São Francisco e atraindo grandes investidores. A ETE é um dos mais fortes instrumentos de defesa e preservação do Velho Chico, que a partir da implantação da rede municipal de esgoto, nenhum esgoto in natura será jogado no Rio, a maior obra da história do município e também a implantação da rede de esgoto que é uma das mais antigas reivindicações da população.

Em torno de seu nome, Warmillon reuniu amplo apoio público das principais entidades sociais e econômicas do Estado, empresários e políticos de relevante nome na política brasileira. Entre eles o governador Aécio Neves, vice-governador Anastasia, ministros Hélio Costa, Walfrido dos Mares Guia, Geddel Vieira Lima, ex-governadores Francelino Pereira, Elizeu Resende, o deputado federal Márcio Reinaldo, deputado federal Humberto Souto, deputado Gil Pereira, Luiz Flávio Sapori ex-secretário-adjunto de Estado de Defesa, entre outras autoridades de grande influência no cenário político brasileiro.

Com a nova administração, Pirapora recuperou a credibilidade e conseguiu atrair novos investimentos, como as Casas Bahia, Vale, FCA, Campo, entre outras empresas que virão agregadas a Vale e as que estavam fechadas e que já anunciaram reabertura. O plano de desenvolvimento econômico deve contemplar atividades geradoras de serviços, a agricultura irrigada, além de outras atividades intensivas em trabalho. Esse é o resultado de uma administração competente e transparente que pensa no bem comum.

Títulos Recebidos

- Justiça Eleitoral Diploma Prefeito do município de Lagoa dos Patos - 1996
- Justiça Eleitoral Diploma Prefeito do município de Lagoa dos Patos - 2000
- Destaque de Honra - Administrador Municipal - 2001
- Prêmio Projeção Regional 7ª Edição - 2001
- Colaborador Benemérito - Polícia Militar de Minas Gerais - 2003
- Poder Executivo Diploma ´´Prefeito Ano 2000``
- Diploma de Destaque no Setro Empresarial(Norte de Minas em Destaque)
- Diploma da Medalha ´´Ordem do Mérito Legislativo`` do Estado de Minas Gerais -1997
- Medalha de Honra da Inconfidência - 2000
- Mérito Profissional Político e Empresarial 3ª Edição - 1999
- Diploma Medalha ´´500 Anos - Rio São Francisco

- Título Melhores do Turismo - Apoio ao Turismo - 2001
- VI Prêmio Personalidade Destaque - 1999
- Diploma ´´ Construtores do Progresso`` - 2000
- Jornal de Notícias ´´Gente, Empresas e Negócios`` - 1999
- Diploma ´´Destaque Rural`` - 2001
- Justiça Eleitoral - Diploma de Prefeito do município de Pirapora - Dez/ 2004
- Prêmio “Ciudades activas, cidades saludables 2.005”, concedido pela Fundación Ciudad Humana
- Medalha de Honra ao Mérito Juscelino Kubitschek - 2007
- Selo Unicef - 2007
- Prêmio Prefeito Amigo da Criança -2008
- Pesquisa Instituto APUP - Fev/2006 - 95,6% de Aprovação Popular como prefeito de Pirapora.

- Certificado Norte de Minas em Ação - 1999
- Talento Empresarial - 1993
- Talento Empresarial - 2001
- Talento Empresarial - 2002
- Nomes de Expressão - 1997
- ´´ Minas em Destaque`` - 2000
- O Jornal Gazeta Norte Mineira - ´´Gente, Empresas e Negócios`` - pela significativa contribuição para o desenvolvimento de Montes Claros - 2003
Copyright - 2008 - www.warmillon25.com.br - CNPJ do Candidato : 10.059.835/0001-70 - Criação: Aparício Mansur - Contato: (38) 3741-1727 - 8823-0753 - Todos os direitos reservados. -